domingo, 16 de março de 2014

Tradução da regra FAI F5J

Amigos, segue a tradução NÃO oficial da regra FAI-F5J, baseada na versão disponível no site da FAI hoje. Essa tradução foi feita voluntariamente e NÃO ESTÁ VINCULADA nem a FAI nem a COBRA - Confederação Brasileira de Aeromodelismo, a quem cabe fazer a tradução oficial.

O documento original pode ser encontrado no site da FAI: www.fai.org

Obviamente, qualquer problema, crítica e sugestão são bem vindas. Espero que essa tradução ajude a incentivar o F5J no Brasil.

Fiquem a vontade para repostar o link ou copiar o texto, citando o link o original para esse Blog.



------------------------------------------------- Início da Tradução:

5.5.11 CLASSE F5J – Planadores Elétricos Termais de Duração (Provisional)
Objetivo: Prover uma compentição piloto vs piloto, através da pilotagem de seus planadores elétricos termais radio-controlados. Várias rodada de classificação serão voadas durante a competição. Em cada rodada de classificação os competidores são divididos em grupos e a pontuação de cada grupo é normalizada para que seja representativa da rodada independente de variações climáticas de uma rodada para a outra.
Os competidores com as maiores pontuações acumuladas durante as rodadas de classificação voarão então de duas a quatro rodadas de "fly-off", como um único grupo, para determinar a colocação final. O número exato de rodadas de "fly-off" será informado pelo organizador antes do início do evento.

5.5.11.1. Regras Gerais
5.5.11.1.1. Definição de um Planador com Motor Elétrico Controlado por Radio
Um aeromodelo que é equipado com um motor elétrico, como método de lançamento, em que a sustentação é gerada pelas forças aerodinamicas atuantes em superfícies fixas (exceto superfícies de controle). Aeromodelos com geometrias variáveis ou áreas variáveis devem se adequar as especificações/limitações da categoria em ambas as configurações, ou seja, máxima e mínima extensão. O aeromodelo deverá ser controlado pelo piloto em solo, através de seu radio controle. Qualquer variação de geometria ou área deverá ser realizada a distância, sob comando do piloto. O conjunto que provê potência ao motor elétrico não poderá ter qualquer conexão física com o solo ou qualquer outro aeromodelo no ar. Recarregar o conjunto de potência durante o vôo através de células solares ou qualquer outro meio não é permitido.


5.5.11.1.2. Pré-Fabricação do Aeromodelo
Parágrafos B.3.1 a) da Seção 4, Parte 2 (construtor do aeromodelo) não é aplicável a essa categoria.

5.5.11.1.3. Características dos Planadores Elétricos Radio Controlados com motor elétrico e altímetro / horímetro de motor
a) Máxima área de superfície ................................. 150 dm2
Máximo peso de vôo ................................... 5 kg
Máxima Envergadura ....................................... 4 m
Carga Alar .......................................................... 12 to 75 g/dm2
Tipo de bateria ............................................... Qualquer tipo de bateria recarregável
Tipo de motor ................................................ Qualquer tipo

b) O radio deve ser capaz de operar simultaneamente com outros equipamentos em intervalos de 10kHz (até 50mHz) e de 20 KHz (acima de 50 MHz). Quando o rádio não for capaz de operar dessa maneira, a banda de operação (máxima de 50KHz) deverá ser especificada pelo competidor.

c) Qualquer dispositivo de transmissão de informação a partir do modelo para o competidor é proibido. Qualquer uso de dispositivos de comunicação (incluindo transceivers e telefones) pelos competidores, ajudantes e membros de time na área de competição não é permitida.

d) Um recepetor que utilize tecnologia Spread Spectrum e transmite informação de volta ao transmissor operado pelo competidor, não é considerado como sendo um " dispositivo de transmissão de informação a partir do modelo para o competidor", desde que a única informação transmitida seja para a operação segura do aeromodelo, ou seja, potência do sinal e voltagem da bateria do receptor.
e) O competidor poderá usar três aeromodelos durante a competição
f) O competidor poderá combinar as partes dos aeromodelos durante a competição, desde que a combinação resultante continue em conformidade com as regras e que as partes tenham sido verificadas antes da competição.


g) Para fins de aleatoriedade da seqüência de início de cada bateria, cada competidor deverá inscrever três freqüências diferentes de transmissores, com espaçamento mínimo de 10kHz entre elas. O organizador tem o direito de utilizar qualquer uma dessas três frequencias para determinar a matriz de vôos. Uma vez que um competidor é alocado em uma dessas três frequencias ele não poderá alterar para outra freqüência durante a totalidade das baterias de classificação, a não ser nos casos de re-fly. No caso de um re-fly o competidor poderá ser solicitado a usar qualquer uma dessas três freqüências apenas para esse re-fly, dede que essa solicitação seja feita com pelo menos meia hora de antecedência, por escrito, para o competidor (ou chefe de equipe). O conteúdo desde parágrafo não é aplicável aos competidores que utilizam tecnologia Spread Spectrum.

h) Todo lastro deverá ser carregado internamente e firmemente preso a estrutura.
i) Nenhum dispositivo de arreste, fixo ou móvel, (parafuso, protuberância tipo dente de serra, etc) é permitida para reduzir a velocidade do modelo em solo durante o pouso. A barriga do modelo não deverá ter protuberâncias. A hélice dobrável ou a cauda, incluindo o estabilizador vertical, não são considerados protuberâncias ou mecanismo de arreste.

j) Cada modelo deverá ser equipado com um dispositivo aprovado, que grave a máxima altitude atingida entre o momento do lançamento e até 10 segundos após o motor ser desligado. Este dispositivo também deverá interromper o funcionamento do motor 30 segundos depois do seu acionamento para o lançamento. O dispositivo deve impedir que o motor seja religado durante o vôo.

k) Para facilitar o processamento técnico inicial, todos os altímetros / temporizadores devem ser facilmente removíveis para a averiguação de adequação. Para permitir os processamentos subseqüentes, as unidades deverão ser equipadas com um mostrador, ou alternativamente um conector ao qual pode-se conectar uma unidade mostradora externa, de modo a facilitar a averiguação dos dados para pontuação por parte do juiz, sem a necessidade de desconectar a unidade do receptor e/ou ESC, ou removê-la do modelo.

l) Qualquer dispositivo além da unidade previamente aprovada, a ser transportado dentro ou no modelo e que permita controle independente, parcial ou total, sobre a operação do motor, é proibida. Receptor e ESC não são afetados por essa regra.

No Apêndice A referente a essa regra, as seguintes informações são incluídas:
- Especificações do altímetro / temporizador de motor
- Ambiente de instalação
- Dispositivos aprovados



5.5.11.2. Competidores e Ajudantes

a) O competidor deverá operar seu equipamento de rádio sozinho

b) Cada competidor tem direito a um ajudante. Quando um chefe de equipe é autorizado, ele também tem permissão para ajudar o competidor.

5.5.11.3. O Local de Vôo
5.5.11.3.1. A competição deverá acontecer em local que tenha um terreno relativamente nivelado, que minimize a possibilidade de ascendentes orográficas e/ou de onda.

a) O local da competição deverá ter um corredor de lançamento demarcado com 6 metros de largura, com uma linha central. O corredor de lançamento deverá ser orientado no través do vento e deverá incluir marcações sobre a linha central separadas por no mínimo 1 metros, para cada competidor do grupo de vôo.


b) O local de vôo deverá incluir pontos de pouso, um para cada competidor do grupo de vôo. Cada ponto de pouso irá corresponder a uma das marcas de lançamento e serão dispostos a pelo menos 15 metros a jusante do corredor de lançamento.

5.5.11.3.2 Os pontos de pouso e a linha de lançamento deverão sempre ser marcados. Fica a cargo do organizador da prova determinar os meios através dos quais a distância dos pontos de pouso serão medidas, como através de fita métrica por exemplo. Além disso, também a cargo do organizador, a área de pouso poderá ser ajustada para melhor aproveitar o espaço disponível para a competição

5.5.11.4 Regras de Segurança
a) Nenhuma peça do aeromodelo poderá pousar ou vir a parar dentro da área de segurança, a ser definida pela organização da prova

b) O aeromodelo não poderá ser voado a baixa altura (inferior a 3 metros) sobre a  área de segurança

c) Toda ação pontual que violem as regras de segurança será penalizada através da dedução de 100 pontos da pontuação final do competidor. As penalidades deverão ser listadas na folha de pontuação de cada rodada em que a infração ocorrer. Essa penalidade também é aplicada quando as infrações acontecerem em uma tentativa ou rodada descartadas. Uma penalidade recebida nas rodadas preliminares não é transportada para as rodadas de "fly-off".

5.5.11.5. Vôos de Competição
5.5.11.5.1. a) Um competidor terá direito a pelo menos quatro (4), preferencialmente mais, vôos oficiais.

b) O competidor terá direito a apenas uma tentativa em cada vôo oficial.

c) Uma tentativa oficial acontece quando o modelo é solto pelo competidor ou seu ajudante.

d) Todas as tentativas deverão ser cronometradas pelo juiz. Se não houver uma medição oficial do tempo de vôo, o competidor terá direito a um novo Tempo de Trabalho, de acordo com as prioridades definidas no parágrafo 5.5.11.6.

5.5.11.6. Repetição dos Vôos (re-flights)

a) O competidor terá direito a um re-vôo, se:


i) seu modelo em vôo ou durante o processo de lançamento colidir com outro modelo em vôo ou em processo de lançamento

ii) a tentativa não tiver sido validada pelo juiz/cronometrista oficial

iii) sua tentativa tiver sido prejudicada ou abortada por um evento inesperado, fora de seu controle.

b) Para requerer um re-vôo considerando as condições expostas acima, o competidor deverá ter a certeza de que o cronometrista oficial presenciou o evento inesperado e pousar seu modelo o mais rápido possível após tal evento

Atentar ao fato de que se o competidor continuar o lançamento ou vôo, após um evento inesperado ter prejudicado seu vôo, entender-se-á que o competidor abriu mão do direito a um novo Tempo de Trabalho.


c) O novo Tempo de Trabalho deverá ser concedido ao competidor de acordo com a seguinte ordem de prioridades:

i) Em um grupo de vôo incompleto, ou e um grupo de vôo completo com estações de lançamento e pouso adicionais;

ii) Se isso não for possível, então em um novo grupo de no mínimo 4 competidores que tenham direito ao re-vôo. O novo grupo de vôo poderá ser completado por outros 4 competidores selecionados aleatoriamente. Se a freqüência ou time de um dos competidores sorteados não for adequada algum dos competidores decidir não voar, então o sorteio é repetido.

iii) Se isso também não for possível, então com seu grupo original ao final da bateria corrente.

iv) Nos casos de prioridade ii) e iii), o melhor entre os resultados obtidos na rodada original e no re-vôo será a pontuação oficial, com exceção dos competidores que tiveram direito ao re-vôo. Para estes, o resultado oficial será a pontuação obtida no re-vôo. Um competidor do grupo sorteado não terá direito a um novo tempo de trabalho caso seu vôo seja prejudicado por um incidente inesperado.


5.5.11.7. Cancelamento de um vôo e/ou desclassificação
a) O vôo será cancelado e receberá pontuação ZERO se o competidor tiver utilizado um aeromodelo que não esteja de acordo com qualquer item da regra 5.5.11.1. No caso de uma violação intencional ou gritante da regra, por decisão do Diretor de Prova, o competidor poderá ser desclassificado.

b) O vôo em progresso é anulado e receberá pontuação zero se o aeromodelo perder em vôo ou durante o lançamento qualquer parte ou peça, exceto quando isso ocorrer em decorrência de uma colisão aérea com outro aeromodelo.

c) A perda de qualquer parte/peça do modelo durante o pouco (ao entrar em contato com o solo) não é levada em consideração


d) O vôo em progresso é anulado e receberá pontuação zero se o aeromodelo for pilotado por qualquer pessoa além do competidor.

e) O vôo em progresso é anulado e receberá pontuação zero se, durante o pouso, alguma parte do aeromodelo não estiver dentro de um raio de 75 metros a partir do ponto de pouso designado ao competidor.


5.5.11.8. Organização dos vôos
5.5.11.8.1. Rodadas e Grupos
a) A ordem de vôo para as rodadas iniciais de classificação deverão ser arranjadas de acordo com a freqüência dos transmissores em uso, a fim de permitir o maior número de vôos simultâneos possíveis. Um mínimo de 6 competidores deverão ser organizados em baterias, subdivididos em grupos.

b) A ordem dos vôos deverá ser organizada em baterias e subdivida em grupos.

5.5.11.8.2. Grupos de vôo
a) Competidores terão direito a 5 minutos de tempo de preparação, contados a partir do momento que seu grupo de vôo é solicitado a tomar posição na área de lançamento designada, até o início do tempo de trabalho desse grupo

b) O Tempo de Trabalho permitido para cada competidor em cada grupo deverá ser de exatamente dez (10) minutos de duração.

c) Os organizadores deverão assertivamente indicar o início do tempo de trabalho, através de sinal sonoro; ver 5.5.11.14.1 para mais detalhes.

d) Sinais audíveis deverão ser dados quando decorridos 8 minutos do tempo de trabalho.



e) O final do tempo de trabalho deverá ser assertivamente indicado por sinal audível, tal qual no início.

5.5.11.9. Controles e Transmissores
Todas as provisões mencionadas na Seção 4, Volume ABR, seção B.11 são aplicáveis também a esta classe.

5.5.11.10. Lançamento
a) Em todos os momentos, o modelo deverá ser lançado contra o vento e dentro de 4 metros a partir da marca de lançamento do competidor. Uma tentativa é anulada e recebe pontuação zero, se o aeromodelo não for lançado dentro do limite estabelecido acima. Os lançamentos deverão ser retilíneos a frente, com motor ligado. Qualquer outro tipo de lançamento não é permitido.



b) Sem vento, ou com vento fraco, o lançamento e aproximação final para pouso terão suas direções definidas pelo diretor de prova. Qualquer outra direção não é permitida.

c) Uma tentativa é anulada e recebe pontuação zero, se o aeromodelo é lançado antes do início do tempo de trabalho do grupo.

d) Antes do lançamento todos os altímetros e temporarizadores devem ser inicializados nos respectivos pontos de pouso, ao nível do solo

e) Não é permitido fazer "zoom". "Zoom" é definido como o acúmulo de energia extra em forma de energia cinética (velocidade), que é então convertido em energia potencial (altura) após a medição de altura ser realizada. Qualquer aeromodelo observado pelo cronometrista ou diretor de prova tentando realizar qualquer técnica desse tipo após o período de 10 segundos, será penalizado com a dedução de 100 pontos da pontuação final da rodada.


5.5.11.11. Pouso
Antes do início da competição, os organizadores devem alocar uma estação de pouso para cada competidor para todas as rodadas. É responsabilidade do competidor garantir a utilização de sua respectiva estação.

Juízes/cronometristas devem ficar a montante e ao menos 15m distantes do ponto de ponto designado, durante o tempo de trabalho até os momentos que precedem o pouso.

c) Após o pouso, o competidor pode resgatar seu aeromodelo antes do final do tempo de trabalho desde que isso não seja detrimental aos outros competidores ou aeromodelos do grupo de vôo.


5.5.11.12. Pontuação

a) A tentativa será cronometrada a partir do momento em que o aeromodelo deixa a mão do competidor (ou ajudante) até:

i) O primeiro contato do aeromodelo com o solo; ou

ii) O primeiro contato do aeromodelo com qualquer objeto que estiver em contato com o solo; ou

iii) A finalização do tempo de trabalho do grupo.

b) O tempo de vôo em segundos, deverá ser arredondado para o valor mais próximo em segundos (mm:ss)
c) Um ponto será dado para cada segundo completo de vôo realizado dentro do tempo de trabalho, até o máximo de 600 pontos (i.e. 10 minutos no máximo), para as rodadas preliminares ou 900 pontos (i.e. 15 minutos no máximo)para as rodadas de fly-off.

d) A altitude máxima auferida, para fins de pontuação, será computada a partir do momento em que o aeromodelo deixa a mão do lançador até 10 segundos após o desligamento do motor.

e) A altitude em metros deverá ser arredondada para o metro mais próximo.

f) Cada metro de altitude de lançamento acarretará em uma dedução de meio (0,5) até 200 metros, e de 3 pontos a partir de 200 metros

g) Uma pontuação nula será anotada para o vôo que exceder o tempo de trabalho do grupo em mais do que um minuto.

Um "bonus" na pontuação será dado de acordo com a distancia entre o alvo de pouso determinado pela organização e a seguinte regra:
(inserir tabela)
i) A distância de pouso é medida a partir do nariz do aeromodelo parado até o alvo de pouso designado para o competidor pela organização da prova.

j) Se o aeromodelo tocar tanto o competidor como seu ajudante durante o pouso, nenhuma pontuação será dada.

k) Nenhuma pontuação de pouso será dada se o aeromodelo exceder o final do tempo de trabalho de seu grupo de vôo.

l) O competidor que atingir a maior pontuação conjunta entre pontos de vôo, adicionados do bonus de pouso, subtraindo a altura de lançamento, subtraindo as penalidades, será o vencedor do grupo de vôo e será agraciado com uma pontuação normalizada de 1000 (mil) pontos, para aquele grupo.

m) Os competidores restantes deste grupo de vôo, serão agraciados com a pontuação normalizada baseada no respectivo percentual entre sua pontuação e a pontuação do vencedor antes da normalização (i.e. antes da pontuação ser normalizada para o grupo) e calculada da seguinte forma:

Pontuação do competidor x 1000 / Pontuação máxima do grupo antes da normalização




5.5.11.13. Classificação Final

a) Se 4 ou menos rodadas de classificação forem realizadas, a pontuação conjunta do competidor será a soma das pontuações de todas as rodadas voadas. Se mais do que quatro rodadas forem realizadas, então a menor pontuação será descartada antes da determinação da pontuação total.

b) Ao final das rodadas de classificação, um mínimo de dez competidores com as maiores pontuações totais serão colocados juntos num único grupo de vôo para as rodadas de fly-off.

c) O Tempo de Trabalho para cada competidor que se classificar para os fly-offs será de 15 minutos. Como antes, sinais sonoros serão utilizados para indicar o começo do Tempo de Trabalho, os 13 minutos decorridos e exatamente aos 15 minutos de decorridos.

d) A pontuação das rodadas de fly-off deverão ser assim como na seção 5.5.11.12

e) A colocação final dos competidores no fly-off será determinada por suas pontuações totais obtidas durante as rodadas de fly-off; as pontuações obtidas nas rodadas de classificação serão descartadas.

f) No caso em que um ou mais competidor tiverem a mesma pontuação total ao final do fly-off, a posição final será determinada pela respectiva posição do competidor nas rodadas de classificação; o melhor colocado receberá também a melhor colocação de desempate.

5.5.11.14. Informações e Recomendações
5.5.11.14.1. Requisitos Organizacionais

a) O organizador deverá assegurar que cada competidor não tenha dúvidas sobre o segundo exato em que o Tempo de Trabalho começa e termina.

b) Indicações audíveis podem ser feitas utilizando buzina de automóvel, sino ou sistema de informação pública, entre outros. Deve-se levar em consideração a posição do gerador de som em relação ao vento, uma vez que a acústica pode variar.

c) Para que a competição seja justa, um número mínimo de 6 competidores devem fazer parte de cada grupo de vôo. Com o progresso da competição, alguns competidores podem ter que abandoná-la, por diferentes motivos. Quando um grupo de vôo com 5 ou menos competidores ocorrer, a organização deverá deslocar um competidor para este grupo, a partir de um grupo subsequente, garantindo que, se possível, ele não tenha voado contra algum desses outros competidores do grupo em rodadas prévias e obviamente que sua frequencia seja compatível com este grupo de vôo.

5.5.11.14.2. Funções do Cronometrista

O organizador deve assegurar que os cronometristas estejam cientes do quão importantes suas tarefas são e garantir que estes sejam versados nas regras, particularmente nas que necessitam de uma rápida ação positiva/corretiva, de forma a não prejudicar as chances de um competidor na competição.


5.5.11.14.3 Grupos
a) A composição dos grupos deve minimizar as situações onde um competidor tenha que voar contra outro repetidas vezes, com exceção do fly-off. É fato conhecido que, na prática, com um certo número de competidores ou onde mais do que 3 rodadas são realizadas, essa situação é inevitável, mas deve ser minimizada.


b) De forma a minimizar o tempo requerido para a realização da competição, é muito importante organizar a ordem de início minimizando o número de grupos por rodada, com o maior número possível de competidores em cada grupo. É recomendado que grupos com vagas sobrando sejam colocados ao final de cada rodada, de forma a garantir espaço para os possíveis "re-flights" daquela rodada.

Apêndice A
1. Especificações do Altímetro / Temporizador

Um altímetro eletrônico / temporizador de motor a ser carregado pelo aeromodelo F5J deverá obedecer às seguintes especificações técnicas:

a) Utilizar técnica barométrica de medição

b) A indicação de altitude deve se basear na Atmosfera Internacional Padrão, tal qual definida no documento 7488/2 da ICAO

c) Deverá gravar o maior valor de diferença em pressão-altitude desde sua inicialização até 10 segundos após o desligamento do motor, seja desligamento automático ou comandado, o que ocorrer primeiro. No momento da inicialização, o altímetro deverá determinar um nível zero de referência de forma que a diferença de pressão-altitude seja medida a partir do solo e mostrada pelo dispositivo.

d) Deverá manter os dados até que seja deliberadamente reiniciado, como requerido antes do vôo

d) Mostrar os dados visualmente diretamente a partir do altimetro, com mostrador interno ou externo.

f) A altitude mostrada em metros deverá ser arredondada para baixo, ao metro mais próximo

g) O dispositivo deverá desligar o motor 30 segundos após o acionamento de decolagem, a menos que seja desligado antes pelo competidor

h) o Dispositivo não deve permitir qualquer acionamento subsequente do motor

i) Deverá operar com qualquer tipo de ESC

j) Energia será recebida somente da bateria do receptor caso seja usado um ESC OPTO, ou da bateria do motor caso seja utilizado um BEC.

k) Utilizar conectores universais (JR/Futaba)

2. Ambiente de Instalação
a) O altímetro eletrônico / temporizador de motor deve ser instalado de tal forma que esteja protegido de flutuações de pressão que não sejam causadas por variações atmosféricas advindas da altura do modelo em relação ao solo.
b) O dispositivo deverá ser instalado dentro do aeromodelo tal qual foi fornecido pelo fabricante. A utilização de qualquer método que influencie a correta leitura de pressão barométrica é proibida.


c) O ESC deverá sempre operar através de sua conexão em série com o altímetro e não em conexão direta com o receptor.


--------------------------------------------------------- Fim da Tradução

Nenhum comentário:

Postar um comentário